No século XXI, os comensais têm o hábito de fotografar suas refeições com seus smartphones e postar nas redes sociais. Antes dessa mania, era comum guardar cardápios das refeições servidas em banquetes, jantares ou almoços. Rui Barbosa era um dos que colecionava estes impressos.

Mostra Cardápios Séculos XIX e XX

Promovida pelo Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa, a mostra “Cardápios Séculos XIX e XX” é composta por 26 documentos, preservados no arquivo de Rui Barbosa e na coleção Família Barbosa de Oliveira, que compreendem o período de 1883 a 1919, e registram, por meio de cardápios e fotografias, os hábitos alimentares nos séculos XIX e XX assim como a vida política e social. Tem em vista apresentar os aspectos estéticos e gastronômicos dos cardápios os quais revelam os contextos dos almoços, jantares e banquetes de determinada época.

Entre outras preciosidades, a mostra destaca os jantares e almoços oferecidos por ocasião da 2ª Conferência da Paz, em Haia (1907), e da Campanha Civilista (1909-1910). O visitante poderá ver o menu de um almoço Clube Beethoven (1883), instituição cultural do Rio de Janeiro que reunia os principais nomes da música clássica, e o cardápio do almoço ofertado pelo Jornal do Brasil para delegações de Brasil e de Portugal (1907). Além dos nomes dos pratos servidos (em francês), o impresso tem fotos dos 19 convidados.

Mostra “Cardápios Séculos XIX e XX”

Até 12 de maio de 2017

De terça a sexta-feira, 10h às 17h30