Com um modelo de atuação inovador, a Casa Firjan foi aberta ao público nesta sexta-feira (3/08). Além da bela arquitetura, o destaque é a exposição “Transformação”, que convida os visitantes a entrar por um túnel e fazer um passeio pela história dos proeminentes industriais do país. Com atividades lúdicas e interativas, a mostra nos leva a refletir sobre o futuro e o poder da indústria de transformar. A entrada é gratuita durante todo o mês de agosto e em todas as terças-feiras do ano.

Também neste mês começam os ciclos de palestras e cursos estratégicos (com desconto para associados da Firjan), voltados para o desenvolvimento de competências exigidas para os profissionais e líderes do futuro. A nova unidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio, terá sempre uma programação diversificada, com atividades culturais, palestras, cursos de qualificação profissional, projetos de inovação, laboratório de tendências, entre outras ações. O espaço tem como objetivo estimular a reflexão, criação e entrega de soluções e propostas para os desafios da nova economia.

A nova unidade ocupa uma área total de 10 mil m2, com a casa principal e duas outras, geminadas, construídas no início do século XX, todas restauradas; e ainda um novo prédio, de arquitetura contemporânea e premiada pelas suas soluções de sustentabilidade. Com uma programação inovadora, o local deve atrair um público de 50 mil pessoas até o fim do ano. “Queremos reunir empresários e profissionais de todos os segmentos, jovens com vontade de empreender, universitários, professores, pesquisadores, todo o público envolvido e interessado no futuro e na construção de um Rio de Janeiro melhor”, ressalta Cristiane Alves, gerente geral de Estratégia e Desenvolvimento da federação.

A abertura ao público animou os moradores de Botafogo. A publicitária Ellen Barbosa, 27 anos, foi a primeira a entrar com seu filho de sete meses, Mário. Ela soube do novo espaço pela imprensa e já estava curiosa para conhecer a construção por dentro: “Além de ser lindo e poder ter momentos de lazer com meu filho, posso fazer cursos voltados para a indústria criativa e me aperfeiçoar ainda mais em minha área”.

Curiosa estava também Cátia Moura, fonoaudióloga de 57 anos. Ela conta que frequentava a casa há mais de 30 anos, quando os antigos proprietários deixavam os jardins abertos, e levava sua filha para tomar sol ali. “Já e uma relação afetiva . Gostei muito de como ficou a arquitetura, a restauração. Precisávamos desse espaço no Rio, que alia cultura, lazer e conhecimento. É um presente para nós, cariocas”, afirmou. Cátia também aproveitou para visitar a unidade com seu filho, Carlos Henrique, 24. “Como sou economista, tenho certeza que agregará muito à minha formação. Vou me inscrever nas palestras”, disse.

Já o engenheiro mecânico aposentado Henrique Amigo, 73, correu para conhecer o local o quanto antes. Ex-industrial e consultor em qualidade e produtividade, ele acredita que o espaço será essencial para ajudar a melhorar a produtividade das empresas fluminenses. “Aproximar jovens desafiadores e profissionais mais experientes é essencial para ter transformações positivas”, opinou.

Por sua vez, Mônica Vilares, bióloga de 55 anos, se encantou com a exposição. Uma das atrações é o túnel interativo, que convida os visitantes a vislumbrarem o futuro da indústria e da sociedade. “Gostei bastante do robô de Inteligência Artificial, Iara. Ele responde às nossas dúvidas sobre empreendedorismo e nova economia. Descobri, por exemplo, o que é blockchain: uma tecnologia com base na descentralização como medida de segurança”, contou Mônica.

Serviço:

Casa Firjan

Funcionamento: A partir de 3/08, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h / sábado, das 8h às 17h.

Endereço: Rua Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo.

Ingressos: R$ 10 / R$ 5 para estudantes, idosos, associados da Firjan e moradores de Botafogo.
Entrada gratuita durante todo o mês de agosto e em todas as terças-feiras do ano.

Exposição “Transformação”
De terça a sexta-feira, das 10h às 20h / Sábado, das 10h às 17h

Endereço: Rua Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo

Entrada gratuita durante todo o mês de agosto e todas as terças-feiras do ano