A exposição “Artesãos da Folia”, instalada no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), centro do Rio de Janeiro, promete mostrar uma nova abordagem do carnaval.

Dividida em quatro ambientes, a exposição começa mostrando os artesãos da palavra. “São as frases engraçadas que o folião solitário escreve, são as frases dos carros de som que os blocos colocam como, por exemplo, ‘É dando que se engravida’, e nos estandartes dos blocos”, explica Rita Fernandes, curadora da mostra.

exposição artesãos da folia

A segunda sala se destina aos artesãos da fantasia. O espaço multicolorido exibe em mandalas tipos variados de fantasias, com referências de padronagens de tecidos, aviamentos, acessórios, lantejoulas. No espaço três, os protagonistas são os artesãos da melodia. O público tem a oportunidade de conhecer ali o lado artesanal e criativo da música carnavalesca, com a exibição de instrumentos feitos de latas, tampinhas de cerveja e outros itens de sucata.

Já a sala número quatro reproduz as grandes oficinas e ateliês de costura e adereços do carnaval. “Você tem um pedaço da costura da fantasia, da customização da camiseta, um pedaço da confecção de bonecos que alguns blocos usam a parte do estandarte. A gente reproduz como se fosse um grande ateliê”, continua a curadora.

Rita conta que a ideia era trazer algo diferente das exposições que vêm sendo feitas tradicionalmente sobre o carnaval, com uso de fotos e traçando a linha de tempo, surgindo então a decisão de mostrar o lado mais artesanal, o bastidor do carnaval, “quem está por trás”.

 

Exposição “Artesãos da Folia”

Centro Sebrae de Referência do Artesanato

Praça Tiradentes, 69 , Centro – Rio de Janeiro

Até 23 fevereiro 2017

De terça a sábado, das 10:00 até 17:00

Grátis