Vencedor do prêmio de arte digital The Lumen Prize na categoria ”Prêmio do Público” e de Melhor Filme Experimental pela Associação Alemã de Críticos de Cinema, o artista multimídia e cineasta Fabiano Mixo, carioca residente em Berlim, apresenta sua mais recente obra.

“CARTAS A LUMIÈRE – A chegada do trem à estação” é uma videoinstalação imersiva que confronta as origens do cinema com novas tecnologias e espaços urbanos e virtuais, mesclando artes visuais, cinema e interatividade. Traça um paralelo entre as primeiras reações do público do Grand Café de Paris, em 1895, e a excitação contemporânea diante da Realidade Virtual.

 “CARTAS A LUMIÈRE – A chegada do trem à estação”

Conta com uma projeção panorâmica e uma paisagem sonora imersiva, bem como um óculos de Realidade Virtual, com o qual o visitante poderá assistir um filme em 360º, híbrido entre ficção e documentário, que recria o filme pioneiro dos irmãos Lumière para os trens e plataformas da Central do Brasil. Mixo trabalha com linguagens híbridas e novas tecnologias para recontextualizar a História a partir de perspectivas multiculturais, e nessa obra investiga os novos ambientes virtuais a partir de um olhar sobre trens e trabalhadores – as primeiras personagens do Cinema.

 

 

“CARTAS A LUMIÈRE – A chegada do trem à estação”

Curadoria: Alberto Saraiva

Até 18 de junho de 2017

Terça a domingo, das 11h às 20h | Nível 2

Entrada franca | Classificação etária: livre

Oi Futuro Flamengo

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

CEP: 22220-040