O Paço Imperial apresenta a exposição ‘Antes de sair’, de Luiz Ernesto. O artista apresenta uma instalação inédita que une imagem e texto, lidando com os sentidos possíveis dessa relação, na medida em que no cotidiano estamos impregnados de imagens e textos descartáveis e ligeiros. Para Luiz Ernesto este é um campo fecundo, que amplia a gama desses significados.

Em 2007 ao esvaziar o apartamento de sua avó para vendê-lo o artista deparou-se com uma enorme quantidade de objetos, móveis e ambientes repletos de memórias e histórias. Em meio a um processo longo e dolorido, fez registros fotográficos dos cômodos e dos objetos que estavam sendo retirados de uma casa que havia sido marcante em sua infância. O que no início era um registro para recordação deu origem a um novo trabalho de arte.

Luiz Ernesto  'Antes de sair'

Desde o ano 2000, Luiz Ernesto desenvolve pesquisas que discutem a relação entre imagens e palavras: “Palavras e imagens juntos tornam-se fecundos e têm sua gama de significados ampliada. Neste trabalho, memória e história são minhas principais matérias primas, objetos banais do cotidiano, móveis e ambientes nos quais o tempo imprimiu suas marcas. O que me interessa é explorar seus significados afetivos: as lembranças, as ocasiões, os lugares e as pessoas que aqueles suscitam. Ao longo do processo, fotos e textos tomaram seus próprios rumos libertando-se da obrigação de registrar fielmente a história vivida para gerar uma obra de ficção”, declara o artista.

A instalação ‘Antes de Sair’ reúne cerca de 50 fotografias divididas em dez grupos acompanhados de pequenos textos. O trabalho ocupa a sala ‘Academia dos Seletos’ do Paço Imperial até 21 de maio de 2017.

 

 

Luiz Ernesto apresenta ‘Antes de sair’

Exposição: Até 21 de maio, de terça a domingo, das 12 às 18h

Local: Praça XV de Novembro, 48 – Centro do Rio

Paço Imperial

Entrada franca

Classificação livre

Mais informações: (21) 2220-2991 www.pacoimperial.com.br