A Galeria Oriente apresenta a mostra individual “Extemporâneos”, de Gabriela Gusmão, cujo fio condutor é o cobre. As cinco obras dessa exposição foram produzidas durante dois períodos de residência da artista em Veneza, na Scuola Internazionale di Grafica Venezia. A entrada é franca.

Em 2012, quando fez a primeira residência na instituição, Gabriela trabalhou em processo fotográfico sobre chapa de cobre, criando a matriz que gerou as 16 monotipias da suíte “Segunda Deposição”, com a releitura da histórica cena “Descida da Cruz”, retratada em vários momentos da história da arte por mestres da linha de Caravaggio, Rogier Van Der Wayden e Peter Paul Rubens.

Extemporâneos, de Gabriela Gusmão

“O interesse pela ‘Descida’, em meio a tantas cenas religiosas retratadas na história da arte, repousa na minha inquietude sobre a imagem da cruz a que permanecemos atados. A ‘Segunda Deposição’ surge de um desejo de libertação simbólica” revela. As monotipias aparecem em duas escadas, uma para cada milênio, um convite à libertação da culpa e do pecado.

Outro destaque da exposição é a suíte “Madonna Extemporânea”, de 2015. Nasceu de uma escultura em arame de cobre que se multiplicou em 12 obras em papel, quatro em chapas de cobre e uma escultura em vidro murano.Os demais trabalhos que compõem a individual são os recentes XIS desenhos esculturais de fios de cobre sobre papel e uma instalação com o mesmo material dos desenhos.

 

Extemporâneos, de Gabriela Gusmão

Até 29 de Abril de 2017

Onde: Galeria Oriente

Endereço: Rua do Russel, 300 / 401, na Glória – (21) 3495.3800

Entrada franca