Seis artistas visuais contemporâneos, atuantes no cenário carioca, se unem para montar uma exposição, que aborda temas como os pontos de tensão na convivência com o diverso e o que a interação entre grupos distintos pode produzir nas cidades. José Luiz Schaefer, Marcelo Rezende, Margaret de Castro, Mario Camargo, Patrícia Tavares e Silvia Neves fazem parte de “Fronteiras e Impermanência”, no Espaço Cultural Correios, em Niterói. A curadoria é de Mario Camargo.

Exposição “Fronteiras e Impermanência”

Serão cerca de 20 obras, entre pintura, colagem e fotografia, concebidas a partir de textos de Deleuze e Guattari. Segundo esses filósofos, “as tribos se organizam em territórios e criam identidades próprias que incluem ou excluem os indivíduos”. Os artistas, segundo poéticas próprias, apresentam trabalhos que tratam as fronteiras como espaços de contato onde grupos com culturas diferentes colidem ou coexistem e se influenciam, gerando novas configurações.

O estímulo para a construção das obras se deve ao fato do tema fronteiras provocar o imaginário e ser inquietante. O traçado pode ser um risco no mapa, um muro na concretude ou uma ponte com sua abstração metafórica. A convivência com o diverso é marca da contemporaneidade. Intensas trocas de informações instantâneas, por meio das redes virtuais e de grandes deslocamentos humanos, geram um fenômeno que coloca as pessoas em contato com grupos distintos. Afinal, a arte é como uma ferramenta capaz de criar esse canal de comunicação entre pessoas tão diferentes, tão longe e tão perto.

Assim é “Fronteiras e Impermanência”: uma exposição instigante e atual, que sugere uma reflexão sobre a importância da convivência entre os diferentes, a tolerância e a curiosidade sobre o outro.

 

“Fronteiras e Impermanência”, de José Luiz Schaefer, Marcelo Rezende, Margaret de Castro, Mario Camargo, Patrícia Tavares e Silvia Neves

Curadoria de Mario Camargo

Espaço Cultural Correios – Niterói

Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro – Niterói (RJ)

De segunda a sábado, das 11hrs às 18hrs (exceto feriados)

Telefone para informações: (21) 2622-3200

Em cartaz até 11 de março de 2017