Não é novidade que o criador da Osklen, Oskar Metsavaht, é um dos grandes entusiastas de Ipanema e do lifestyle que se criou em torno da praia. Não à toa, é ela a fonte inesgotável de inspiração para suas peças e coleções, e até do bordão United Kingdon of Ipanema, que seduz gringos e, claro, os cariocas-da-gema que não resistem ao charme do bairro.

De lá também veio a inspiração para a primeira grande exposição do empresário-estilista-fotógrafo. Uma série de pinturas, fotografias, esculturas e uma videoinstalação materializam de fato o seu olhar sobre Ipanema na Casa de Cultura Laura Alvim. A exposição “Ipanema por Oskar Metsavaht” apresenta o resultado de sua relação de muitos anos com o bairro, e da investigação sobre os significados territoriais e estéticos do lugar.

Exposição ‘Ipanema por Oskar Metsavaht’

Inédita no Brasil, a série de fotografias Ipanema foi exibida pela primeira vez na Quintenz Gallery, em Aspen, e seguiu para o Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires. A estreia carioca porém vem com um upgrade, e traz obras inéditas do artista sobre o bairro, além de marcar o início da parceria de Oskar com a Casa. “Essa exposição permite que eu compartilhe com os outros como vejo Ipanema através de minha fotografia e filme, e meu grande interesse no equilíbrio dos opostos; as formas, cores e luzes que me seduzem e inspiram em um exercício de síntese, onde a pintura é a plataforma”, diz. Além da exposição, a colaboração tem como objetivo repensar a história do bairro e o seu legado, e até o dia 4 de junho, o Instituto-E vai promover a série de debates sobre o bairro “Diálogos: Ipanema”, além de oficinas de criatividade.

 

 

Exposição ‘Ipanema por Oskar Metsavaht’

Casa de Cultura Laura Alvim

End: Av. Vieira Souto 176, Ipanema

Tel: (21) 2332-2015

Até 04 de Junho de 2017

De terça a domingo, das 13h às 20h

Entrada franca