José Carlos de Brito e Cunha (1884-1950), o J. Carlos, é autor de uma das mais poderosas crônicas visuais do Brasil na primeira metade do século XX. Sua vasta produção, que se acredita ter passado de 50 mil desenhos, inclui caricaturas, charges, cartuns, alfabetos tipográficos, vinhetas, publicidade, enfim, todo o universo gráfico das primeiras revistas ilustradas do Brasil. A exposição “J. Carlos: originais”, com curadoria de Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires, mostra instantes decisivos dessa longa e variada produção em 290 desenhos, que podem ser vistos na Galeria Marc Ferrez do Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro.

J. Carlos: originais (IMS-RJ)

Os desenhos foram selecionados entre os cerca de mil itens originais que integram a coleção Eduardo Augusto de Brito e Cunha, sob a guarda do IMS desde 2015. O acervo reunido pelo filho do artista também inclui coleções encadernadas das publicações em que J. Carlos atuou, como Careta, Para Todos, Fon-Fon e Almanaque Tico-Tico. Ao privilegiar os originais, muitas vezes anotados, a mostra pretende não apenas dar conta de alguns dos temas mais recorrentes do artista, mas também mostrar o caminho das ilustrações da prancheta para as páginas. Um percurso que fica claro quando se vê lado a lado o original e a página da revista.

J. Carlos foi um dos primeiros representantes do modernismo no Brasil, com a leitura – direta ou indireta – que fez do art nouveau e da art déco a partir da década de 1910. Isso pode ser percebido nos desenhos que fez de arranha-céus e seus interiores, nas roupas e nos corpos de suas melindrosas e afrodites, desenvolvendo um estilo completamente seu, inconfundível e inimitável.

 

J. Carlos: originais

Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro

R. Marquês de São Vicente, 476 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ, 22451-041

Curadoria: Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires

Até 22 de outubro de 2017

De terça a domingo, das 11h às 20h

Entrada franca – Classificação livre

Visitas mediadas para grupos: agendar pelo telefone (21) 3284-7485 ou educativo.rj@ims.com.br