Que tal um mergulho nos oceanos, este mundo que cobre 70% da Terra? Apesar de exercerem um papel fundamental para preservar a vida, o que se conhece atualmente sobre os oceanos representa menos de 1% da superfície que ocupam. A exposição” oceanos”, permite um passeio da praia até profundidades abissais para se entender um pouco mais sobre a influência da luz solar nos oceanos, a biodiversidade aquática e as correntes marinhas.

Num primeiro momento, o visitante é convidado a mergulhar na “praia” e dar os primeiros passos neste mundo ainda pouco conhecido. Em uma espécie de aquário cenográfico, os visitantes terão algumas pistas da biodiversidade que se esconde ainda próxima à superfície. A partir de dois equipamentos interativos, poderão buscar mais informações sobre diferentes espécies, como o peixe bodião-brasileiro, que, dependendo da quantidade de machos e fêmeas em um cardume, pode ter uma fêmea assumindo o papel de um macho, ou o peixe-leão, que apesar de ser supervalorizado como peixe ornamental em aquários pode se tornar uma grande dor de cabeça como espécie invasora aqui no Brasil.

Exposição “Oceanos” no Museu da Vida

Em um segundo módulo, o visitante vai se deparar com novas espécies, estas adaptadas a mergulhar a profundidades muito maiores. Estão lá as baleias-bicudas-de-cuvier, que chegam a mergulhar até 3 mil metros de profundidade, mesmo tendo que voltar à superfície para respirar.

Ainda mais diferentes são nossos amigos marinhos que vivem em profundezas abissais. Para conhecer este tipo de espécies não é fácil, só com o uso de um submarino mesmo. Então está lá, na exposição, um submarino (amarelo, diga-se de passagem), com vídeos de pesquisas que conseguiram capturar imagens lindas de seres vivos incríveis, como o pepino-do-mar ou o polvo-dumbo.

Mas nem tudo é só beleza: o visitante também é convidado a enfrentar um grande perigo dos mares. Pensou no tubarão? Não, estamos falando do lixo mesmo; é preciso passar por uma instalação inspirada na dificuldade pela qual alguns animais têm que passar no meio do oceano.

 

 

Exposição Oceanos

De terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h.

O Museu da Vida

Avenida Brasil, n. 4365, em Manguinhos, dentro do campus da Fiocruz

A entrada é gratuita.

Informações: (21) 2590-6747 ou www.museudavida.fiocruz.br