Com curadoria de Luiz Guilherme Vergara, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói abre suas portas para a exposição “Varanda Circular”, do artista Leonardo Tepedino. A mostra, traz esculturas em madeira que vão ocupar toda a varanda do Museu, se relacionando com a arquitetura do lugar e levando o público a percorrer caminhos abertos pela obra de arte, que se articula com o espaço, de forma física e simbólica.

959856515613

A escultura se desenvolve no espaço em linhas de madeira compensada com transparência, o que deixa a varanda ventilar e permite o diálogo com a paisagem exuberante, ao mesmo tempo em que – com suas linhas curvas delicadas – se coloca e transforma o ambiente num convívio harmônico entre obra, arquitetura, observador e paisagem. O dado importante e singular é a realidade física da constituição da escultura, criando desvios neste circular do espaço.

“Varanda Circular” promove um rito de passagem importante para a entrada das esculturas que vão integrar o acervo do Museu.

“A exposição, a partir da instalação de uma nova realidade construída com o meu material, abre um campo escultórico para ser vivenciado pelo observador. Esta realidade escultórica é um corpo acomodado pela realidade do corpo arquitetônico, na escala de confronto com o corpo humano, disponível para ser experimentado pelo observador, circulando por este novo espaço e por este novo tempo tornado físico, constituindo-se no ato de circular entorno da escultura. Hoje, tudo parece estar desmaterializado. E a questão de a pessoa poder entrar, participar, desviar, tocar… é propiciada pela escultura”, explica o artista

 

“Varanda Circular”, do artista Leonardo Tepedino

Curadoria de Luiz Guilherme Vergara

Em cartaz até 4 de junho de 2017

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria fecha 15 minutos antes do término do horário de visitação.

Ingresso: R$ 10

Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia. Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e quem for de bicicleta.
Entrada gratuita também às quartas-feiras.

Local: MAC Niterói

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem – Niterói-RJ

Informações: (21) 2620-2481 e mac@macniteroi.com.br