Em sua 60ª edição, a exposição World Press Photo leva à CAIXA Cultural Rio de Janeiro, de 16 de maio a 18 de junho, os mais impactantes registros do fotojornalismo mundial do último ano. São 154 imagens sobre temas variados como política, economia, esportes, cultura e meio ambiente. Este ano, o Brasil tem participação expressiva. Os fotógrafos Lalo de Almeida e Felipe Dana foram premiados e o Rio de Janeiro foi cenário de imagens vencedoras nas categorias Esportes e Assuntos Contemporâneos.

Exposição “World Press Photo 2017”

A principal fotografia vencedora, a World Press Photo do Ano, foi “Um assassinato na Turquia”, do turco Burhan Ozbilici. O registro foi feito em dezembro de 2016, quando o policial Mevlut Mert, que estava de folga, atirou contra o embaixador da Rússia Andrei Karlov, em uma sala de exposições, em Ancara. Na imagem, o assassino aparece com a pistola na mão e o dedo em riste. Na ocasião, ele gritava: “Não se esqueçam de Alepo. Não se esqueçam da Síria”.

A foto esteve envolvida em certa polêmica e dividiu opiniões. O próprio presidente do júri – Stuart Franklin, também fotógrafo – se opôs à escolha. No entanto, a maioria prevaleceu e a foto foi selecionada. O júri do concurso é independente e a sua decisão é sempre respeitada pela Fundação World Press Photo.

João Silva, também membro do júri, declarou: “Atualmente, vejo o mundo marchando para um abismo. Essa imagem é a face do ódio”.

Segundo Rafael Ferraz, diretor executivo da Capadócia Produtora Cultural, que há dez anos realiza a exposição no Brasil, essas imagens, produzidas por talentosos e bravos fotógrafos, nos dão o real conhecimento do que está acontecendo no mundo. “Por exemplo, não teríamos dimensão da crise dos refugiados, se não fossem essas fotografias. Por isso, espero que a exposição ajude as pessoas a se sensibilizarem e refletirem sobre os assuntos que estão afligindo o nosso planeta”, completa.

 

 

Exposição “World Press Photo 2017”

Visitação: 16 de maio a 18 de junho de 2015 (terça-feira a domingo).

Horário: 10h às 21h

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 4

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca).

Telefone: (21) 3980-3815

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos Entrada franca