O Dia Mundial da Poesia, celebrado em 21 de março, foi criado pela UNESCO, em 1999, com o objetivo de estimular a produção e celebrar a poesia como forma de arte em todo o mundo, apoiar a diversidade linguística através de expressões poéticas e aumentar a oportunidade de serem ouvidas as línguas com maior risco de desaparecimento.

Este Dia Mundial da Poesia, celebra também a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa.

Observado pelas Nações Unidas, anualmente, sempre é celebrado, como uma das mais preciosas formas humanas de expressão cultural, linguística e de identidade. Praticada ao longo da História em todas as culturas e em todos os continentes, a poesia é um poderoso catalizador para o diálogo e a paz.

É considerada uma das sete artes tradicionais, e utiliza a linguagem humana para fins estéticos. Ela retrata uma história onde os fatos acontecem de acordo com a imaginação do autor, ou até mesmo do leitor, já que o sentido pode ser interpretado de várias maneiras.

É possível que a poesia tenha começado a ser feita antes do tempo da escrita. Existem muitas obras antigas que parecem ter sido compostas para ajudar na memorização e na transmissão oral nas sociedades daquela época.

A poesia possui dois gêneros poéticos, são eles o épico e o lírico. O poema épico geralmente possui um contexto narrativo, já o lírico pode ser curto, apenas para tratar um momento.

O Dia Mundial da Poesia é a ocasião para celebrar poemas, reviver tradições orais de recitação de poesia, promover a leitura, escrita e ensino da poesia, promover a convergência entre a poesia e outras artes como o teatro, a dança, a música e a pintura e aumentar a visibilidade da poesia na comunicação social. A poesia continua a juntar as pessoas através dos continentes e todos podem juntar-se nesta celebração.

Prestando tributo aos homens e mulheres, cujo único instrumento é o discurso livre e a imaginação, a UNESCO reconhece na poesia o seu valor como um símbolo da criatividade espiritual humana.

A nossa homenagem aos poetas e poetisas que sempre nos iluminaram com suas belas poesias!

 

Colaboração: Tania Ignatiuk

Fonte: Internet