Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica recebeu, no dia 3 de março a mostra Rejuvenesça: Poesia Expandida Hoje. Com curadoria de Pollyana Quintella e produção de Ana Hortides, Rejuvenesça é uma exposição voltada para a produção de poetas e escritores que exploram outros formatos além do livro.

Ao todo serão exibidos trabalhos de 16 escritores, oriundos de vários lugares do país, que produzem obras em vídeo, objeto, desenho, instalação. Ainda assim, a palavra e a escrita continuam como questões centrais de investigação. Em 1959, Ferreira Gullar fez o ‘poema enterrado’, que consistia na sobreposição de cubos de tamanhos diferentes (vermelho, verde e branco). O leitor-visitante ia levantando um a um e, por fim, encontrava enterrada a palavra “Rejuvenesça”. Dessa forma, a exposição considera o ‘poema enterrado’ como uma experiência emblemática de poema espacial (curiosamente, foi a despedida de Gullar do neoconcretismo), fazendo uma homenagem ao grande poeta.

“Em alguns trabalhos, a recorrência à outras mídias é um modo de dar a narrativa novos complementos visuais, em outros, é um modo de transformar a escrita em algo menos significante, mais absurdo. Em todos, persiste o exercício de materializar, espacializar e performatizar a linguagem escrita, e isso poderá ser visto na exposição de diferentes maneiras. Por isso, trazer a literatura para o meio das artes visuais é um modo de provocar encontros e contaminações entre os dois campos, buscando novos diálogos e soluções entre essas duas manifestações”, declara a curadora Pollyana Quintella.

Fazem parte da exposição os poetas e escritores: Adelaide Ivánova, Carlos Augusto Lima, Catarina Lins e Priscila Fiszman, Dimitri Rebello, Érica Zíngano, Frederico Klumb, Guilherme Zarvos, João Reynaldo, Luca Argel, Lucas Matos, Marília Garcia, Oficina Experimental de Poesia, Reuben da Rocha, Tazio Zambi e Victor Heringer.

A mostra contará também com uma mesa de debates com os poetas e a curadora e um cineclube.

 

Serviço:

Rejuvenesça: Poesia Expandida Hoje

Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Rua Luis de Camões, 68, Centro, Rio de Janeiro)

Temporada: De 3 de março a 5 de maio de 2018

Funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 18h. Fechado aos domingos e feriados

Tel: (21) 2242-1012

Metrô: Estação Carioca, Estação Uruguaiana, Estação Presidente Vargas

Ônibus: Linhas com destino à Central do Brasil e Avenida Passos

Próximo a Av. Passos e à Praça Tiradentes.

Evento gratuito.

Classificação: livre.