Em sua primeira individual, o carioca radicado em New York, Luiz D’Orey, expõe 15 obras na Galeria Mercedes Viegas

“Quase plano” na Mercedes Viegas, mesma galeria que trouxe telas de D’Orey para a ArtRio do ano passado, expõe desde o último dia 16, a primeira individual do jovem artista carioca de 23 anos, radicado em Nova York desde 2012, apresenta 15 pinturas que têm como ponto de partida fotos tiradas de construções e da arquitetura da cidade americana.

D’Orey conta — Sempre gostei das texturas e sobreposições dos pôsteres, que criam interferências interessantes na paisagem urbana. Comecei fotografando, depois fui coletando esses materiais na rua. Já trabalhava com colagem, mas em uma escala menor, e aos poucos fui incorporando esses elementos ao meu trabalho. Fotografo os prédios em construção por trás dos tapumes e depois os desenho nas telas e trabalho por cima com os pedaços de cartazes. As telas unem os ruídos dos pôsteres à estruturação das construções, a intenção é criar um meio-termo entre os dois.

Recentemente, D’Orey tem feito o caminho inverso: as telas são fotografadas e impressas em escala real, para, em seguida, serem coladas nas ruas, e, ocasionalmente, voltarem a servir de matéria-prima.

— Com o tempo, passei a saber os lugares em que as pessoas colam ou repõem pôsteres mais rapidamente, onde eles são arrancados com mais frequência, em que lugares os responsáveis pelas obras costumam pintar os tapumes por cima dos papéis… Colo as imagens das minhas obras e observo o que acontece a elas, as transformações mais interessantes, e retorno ao ateliê — descreve o carioca. — Na maior parte das vezes as obras se tornam invisíveis, ninguém presta muita atenção no que está nos muros, ainda mais numa cidade como Nova York. Mas já presenciei uma mulher parar diante de uma imagem minha e arrancar um pedaço do pôster para levar.

 

 

Local: Galeria Mercedes Viegas – Arte Contemporânea

Rua João Borges, 86 – Gávea – Telefone: 2294-4305

Horários: De segunda a sexta, das 11:00 às 19:00 e sábado das 15:00 às 19:00

Até 23/09.

Entrada: Grátis